Assembleia marca abertura do IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro

O presidente do Salvador e Litoral Norte C&VB, Sergio Gomes, o presidente do Brasil C&VB, Marcio Santiago, presidente do Conselho Curador do Belo Horizonte C&VB, Roberto Fagundes, presidente do C&VB do estado do Rio de Janeiro, Marco Antonio Navega e presidente do Belo Horizonte C&VB, Paulo Cesar Lemos Boechat

Foi realizado neste domingo (19), no auditório do Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, a Assembleia Geral, com a presença do presidente do Brasil C&VB, Marcio Santiago, que antecede a abertura do IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureau, com início nesta segunda-feira.
O objetivo da Assembleia Geral, que foi discutida entre os presidentes de cada um dos Convention & Visitors Bureau de cada região específica presentes, foi primeiramente a prestação de contas e enfatizar a importância e a função do Convention Bureau para cada região, e a força com que a união de todos pode trazer como um poder maior de representatividade em relação às autoridades governamentais, quanto força de trabalho. Foram relatadas além, as obrigações do presidente e ações que não fazem parte de suas obrigações.
Foi ressaltada a importância de a entidade produzir receita para as atividades próprias e ainda lembrar que ela não é entidade filantrópica, e sim entidade de negócio. A intenção é que os empresários integrantes tenham uma ação de negócio atuando no C&VB, ganhando no fato de que a instituição fale a mesma linguagem que une o turismo e os negócios.
Outra questão muito importante debatida, foi a do ROOM TAX. Na condição de entidade oficial dos C&VBx nacionais o Brasil Conventoin & Visitors Bureau defende a contribuição da ROOM TAX como uma das formas mais eficazes de promover e desenvolver o turismo de negócios e de lazer brasileiro. Por isso, elaborou um filme educativo, distribuído aos presentes na assembleia, cujo objetivo é orientar os operadores de turismo.

A receita advinda da ROOM TAX (Contribuição Voluntária para o Turismo) proporciona qualificação, produz informações úteis, amplia as ações junto aos órgãos públicos, orienta políticas públicas, promove e desenvolve o destino. Por isso, ela é importante para o hóspede e para toda a cadeia produtiva do turismo.

Como nos hotéis existe uma grande rotatividade de funcionários, o DVD irá auxiliar, de uma maneira didática, a entender e explicar como proceder com esta atividade.

Uma explicação detalhada foi dada sobre o Portal do Brasileiro de Convention & Visitors Bureau, que apresenta a capacitação e desenvolvimento de projetos já em andamento como o Banco Brasileiro de Eventos e o Banco de Empregos, sendo que este segundo é considerado de utilidade pública, agregando valor social à instituição, beneficiando empregadores e empregados.

Na segunda parte da Assembleia, foi realizada uma palestra sobre Estratégias Sustentáveis, para manter e aumentar o desenvolvimento e viabilidade do Convention Bureau, com os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Lidizia e Leonardo Campos.

Ambos falaram sobre a eficiência da gestão, planejamento (curto, médio e longo prazo), e que todas as estratégias da instituição influenciam e refletem nos eventos tanto mínimos quanto internacionais. A importância de se ter hoje em dia uma visão sistêmica da cadeia produtiva e análise de cenários, além de ser permanentemente competitivos.

Segundo os professores, um planejamento estratégico é mutável e dinâmico, e a existência de um diálogo entre o digital (tecnológico) e conservador, deve existir. Assim, tomadas de decisões que partem de dados, que se tornam relevantes e se transformam em informações, fazem com que novas soluções sejam tomadas, atuando como mecanismos de atalho, trazendo resultados. Com todas estas ideias, é importante que toda empresa tenha um indicador de desempenho, que funciona como um norteador, que monitora as ações e atividades, evitando uma queda repentina.

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