Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2017

Richard Alves assume o turismo em Porto Seguro

Richard Alves, novo secretário municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro  

O município de Porto Seguro, na Bahia, é um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, recebendo mais de 1,4 milhão de visitantes na sua sede, orla norte, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Nos últimos anos tem sido realizado um trabalho intenso de melhoria da gestão do turismo com uma atuação estratégica e integrada entre o poder público municipal e as instituições parceiras do setor.

Com o objetivo de avançar no enfrentamento dos desafios do destino e buscar a sua consolidação como um dos locais com melhor experiência para os turistas, a gestão municipal do turismo contará a atuação de Richard Alves à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em substituição do então secretário Paulo César Magalhães.

Trata-se de uma nomeação técnica por parte da prefeita municipal, Cláudia Oliveira, uma vez que o novo secretário foi profissional de carreira no Sebrae Bahia durante 18 anos, onde coordenou importantes projetos da instituição no setor turístico, inclusive como gerente local do Sebrae em Porto Seguro no período de 1999 a 2005. Recentemente atuou como consultor do Direcionamento Estratégico da cidade, implantado desde 2015 e que tem gerado importantes resultados para o turismo de Porto Seguro, processo iniciado na gestão do então secretário e vice-prefeito Humberto Nascimento, que atualmente assume a Secretaria de Finanças do município.

Sua experiência profissional no turismo vem sendo acumulada há mais de 20 anos, tendo atuado no Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) na década de 90, desenvolvido vários programas e metodologias de gestão e desenvolvimento turístico em mais de 100 destinos turísticos brasileiros em todos os estados.

Recentemente coordenou projetos como o Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil para o Ministério do Turismo, Plano de Marketing Turístico de Socorro, em São Paulo, Planos de Desenvolvimento Turísticos em diversas regiões da Bahia, o Programa Lidera Turismo para formação de mais de 250 lideranças do setor público e privado em 13 regiões nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia. No âmbito internacional, conta com atuações profissionais na Espanha, Portugal, África do Sul, Argentina, Colômbia, dentre outros países.

Na iniciativa privada tem atuado desde 2013 como diretor da Barcelona Media Inovação Brasil, uma empresa vinculada a EURECAT, um dos mais importantes centros de inovação europeus, sediado na cidade de Barcelona.

Topo